Informações Úteis
Informações Úteis
Consulte as aqui informações úteis sobre a melhor Condução do seu veículo Mercedes-Benz:
Os primeiros quilómetros

Os primeiros quilómetros da sua nova viatura são muito importantes pois poderão afectar a futura performance da mesma. Durante os primeiros 1000 kms conduza em bom ritmo com velocidades variadas. Não acelere a fundo nem esforce o motor em regimes baixos. Use frequentemente a caixa de velocidades.

Segurança

 A segurança começa na atitude do condutor - Nunca é demais referir que a segurança começa pelo cumprimento das normas do código da estrada e pelo respeito por outros condutores e pelos peões.

Use sempre cintos de segurança atrás e à frente - Em caso de acidente os ocupantes do banco traseiro sem cinto põem em risco as pessoas nos lugares da frente e eles próprios quanto mais não seja, não se esqueça que a lei portuguesa obriga o seu uso.

Proteja as crianças - Crianças com menos de 12 anos ou menos de 1,5 mts de altura deverão usar o cinto de segurança adaptado a uma cadeira ou assento de criança. As cadeiras de criança deverão ser adquiridas tendo em conta o peso da criança, a sua adaptação ao automóvel e a conformidade com as normas de segurança europeias. As crianças deverão viajar sempre nos bancos de trás, se tal não for possível, antes de colocar a cadeira no banco da frente certifique-se sempre das normas de colocação tendo em conta a existência do airbag. As crianças são particularmente sensíveis ao sol sobretudo em viagens mais longas, por esta razão é conveniente colocar no vidro da viatura uma cortina pára-sol.

Nunca conduza com o motor desligado - Nestas condições muitos órgãos da viatura deixam de funcionar (ex: servo freio, dispositivos de sinalização, airbags, direcção assistida etc) pondo em risco a segurança.

Telemóveis e rádio-intercomunicadores - Este tipo de equipamento quando utilizado no interior da viatura pode, devido à energia de alta frequência que emitem, provocar falhas no funcionamento do sistema electrónico da viatura. Utilize preferencialmente sistemas de mãos-livres com antena exterior.

Economizar Combustível

 Uma das principais causas do elevado consumo de combustível tem como principal explicação uma condução pouco consciente em termos de energia.

Verifique regularmente o consumo - Deste modo é possível verificar atempadamente a possibilidade de eventuais anomalias no motor ou sistemas associados que provoquem um aumento anormal do consumo.

Como verificar o consumo da viatura - Caso a viatura possua computador de bordo basta consultar o mesmo, caso contrário proceda do seguinte modo:

1. Ateste de combustível o depósito.
2. Coloque o contador de quilómetros a Zero.
3. Circule normalmente com a viatura até necessitar novamente de combustível
4. Volte a atestar o depósito verificando o nº de litros necessários (L)
5. Verifique o nº de quilómetros percorridos (K)
6. Para saber o consumo aos 100 kms faça a seguinte conta: multiplique o nº de litros que foram necessários para atestar o depósito (L) por 100 e depois divida o valor pelo nº de quilómetros que percorreu até à segunda vez que atestou o depósito (K)

Não deixe a viatura ligada em ponto morto - Acelerar a fundo ou aquecer o motor em ponto morto aumenta o desgaste e o consumo de combustível, após ligar o motor ponha a viatura imediatamente em marcha. Em caso de tempos de espera superiores a 1 minuto compensa desligar o motor. Cerca 5 minutos com o motor ligado em ponto morto equivalem ao consumo de 1 quilómetro de viagem.

Utilize um velocidade uniforme - Uma condução nervosa aumenta o consumo, evite acelerações e travagens desnecessárias. A velocidade elevada também aumenta os consumos.

Evite conduzir com o motor em rotações elevadas - Altos regimes aumentam o desgaste e o consumo do combustível, conduza sempre com atenção às rotações em cada mudança (entre 2000 e 3000 rpm).

Verifique regularmente a pressão dos pneus - Uma pressão demasiado baixa significa maior resistência ao rolamento da viatura com o consequente aumento do consumo e desgaste dos pneus. Verifique com regularidade a pressão dos pneus (ex: 15 em 15 dias) em caso de viagem mais longa verifique se a pressão está de acordo com o previsto tendo em conta a carga e o número de passageiros transportados.

Consumidores adicionais de combustível - Existem outros factores que poderão ter impacto no consumo de combustível tal como o ar-condicionado quando ligado e as bagageiras de tejadilho.

Respeite os prazos de manutenção (revisões) indicados - A ida regular a uma oficina autorizada Mercedes-Benz, conforme indicação do sistema ASSYST PLUS existente na sua viatura, contempla a realização de trabalhos de afinação do motor com o objectivo de optimizar os consumos de combustível.

Proteger o Ambiente

 O automóvel, apesar das enormes evoluções tecnológicas ocorridas, ainda é um objecto com impacto em termos ambientais, uma condução do tipo "Eco-driving" (condução ecológica, sustentável, eficiente e responsável) permite uma redução dos consumos de energia e dos impactos negativos associados.

Reduza os consumos de combustível - Através de condução suave e eficiente, evitando velocidades elevadas.

Respeite os planos de manutenção / revisão da viatura - Uma ida regular às oficinas autorizadas Mercedes-Benz, conforme indicação do sistema ASSYST PLUS existente na sua viatura, permite melhorar os desempenhos energéticos, ambientais e de segurança.

Novidades
Serviços Online
Stand Mercedes-Benz
Conheça a gama completa de ligeiros, comerciais e pesados, e autocarros Mercedes-Benz.
Stand Mercedes-Benz

Arbitragem de conflitos de consumo
Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Autom?vel,
com sítio em www.centroarbitragemsectorauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa

O Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados, mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta. Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site. Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários.