Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

A Mercedes-Benz aumenta a velocidade máxima do seu sistema de condução automatizada de nível 3 para 95 km/h

23/09/2024

  • O sistema DRIVE PILOT pode atuar até à velocidade de 95 km/h nas vias rápidas e autoestradas alemãs[1]
  • O lançamento de mercado está previsto para o início de 2025
  • Os atuais clientes de modelos Mercedes-Benz equipados com DRIVE PILOT irão receber uma atualização sem quaisquer encargos.

A Mercedes‑Benz irá introduzir a próxima geração do DRIVE PILOT para a condução condicionalmente automatizada (SAE‑Nível 3[2]) na Alemanha. Esta nova versão pode agora seguir um veículo em vias rápidas e autoestradas até uma velocidade de 95 km/h, o que representa um benefício significativamente maior para o cliente. A necessária recertificação pela Autoridade Federal Alemã de Transportes Motorizados está prevista para o final de 2024, após a qual as vendas poderão começar no início de 2025. O preço do DRIVE PILOT será igual ao da versão anterior (a partir de 5.950 euros, incluindo IVA). Os veículos dos clientes que já estão equipados com o DRIVE PILOT podem ser atualizados gratuitamente. Dependendo do modelo, esta atualização pode ser realizada através de uma ligação sem fios (atualização Over-The-Air) ou através de uma visita à oficina. Não é necessário substituir qualquer componente do veículo. O DRIVE PILOT será assim o sistema de Nível 3 mais rápido do mundo num veículo de produção em série.

Maior benefício do cliente

A maior velocidade do DRIVE PILOT oferece significativamente mais casos de utilização para os clientes. O DRIVE PILOT pode ser utilizado em condições de trânsito fluido na faixa da direita de uma via rápida ou autoestrada, enquanto segue o veículo da frente. A opção anteriormente disponível de utilizar o sistema em condições de trânsito intenso e de congestionamentos em vias rápidas adequadas mantém-se. Durante a condução condicionalmente automatizada, a tarefa de condução pode ser transferida para o sistema, permitindo aos clientes utilizar o seu tempo de forma mais eficiente. Podem optar por realizar determinadas atividades secundárias, como trabalhar, navegar na Internet, ver televisão ou mesmo transmitir um filme através de serviços como o RIDEVU da Sony Pictures Entertainment[3]. Esta mais recente adição ao portfólio de aplicações da Mercedes‑Benz está agora disponível para os clientes de determinados modelos em mercados selecionados.

A arquitetura de sistema redundante proporciona segurança

A Mercedes‑Benz conta com a arquitetura de sistema redundante para o DRIVE PILOT. Isto significa que os sistemas vitais, como a direção, o sistema de travagem e o sistema elétrico de bordo, são funcionalmente redundantes para garantir a manobrabilidade no caso raro de um destes sistemas avariar. Estes sistemas redundantes ajudam a garantir uma transferência segura da tarefa de condução para o condutor. Câmaras, radares, sensores ultrassónicos e um sensor LiDAR são utilizados para perceber o ambiente da zona envolvente do veículo e processar a bordo em tempo real. Graças a um sistema de posicionamento de alta precisão, um Mercedes‑Benz equipado com o DRIVE PILOT pode determinar a sua localização exata com uma precisão de poucos centímetros. A localização é efetuada pelo veículo solicitando a posição a todos os sistemas de satélite disponíveis. O DRIVE PILOT calcula a posição do veículo com base nos dados recebidos dos diferentes sistemas de satélite. Além disso, um mapa de alta-definição extremamente pormenorizado e continuamente atualizado fornece uma visão tridimensional das ruas e da zona envolvente. Todos estes elementos são importantes para uma condução condicionalmente automatizada segura.

Próximas etapas na condução condicionalmente automatizada

O desenvolvimento na Mercedes‑Benz está a progredir a um ritmo acelerado para permitir velocidades ainda superiores e tempos de transferência mais longos no futuro. Na Alemanha, a velocidade máxima permitida para a condução condicionalmente automatizada é atualmente de 130 km/h. A Mercedes‑Benz pretende atingir este marco até ao final da década, seguindo uma abordagem faseada e focada na segurança.

As atividades de investigação e desenvolvimento também têm em consideração os aspetos sociais e éticos. Por exemplo, a Mercedes‑Benz já desenvolveu luzes de presença especiais de cor turquesa para a condução condicionalmente automatizada (com base na recomendação SAE J3134) que indicam o estado de funcionamento do DRIVE PILOT. A empresa considera importante sinalizar aos outros utentes da via que a função de condução condicionalmente automatizada está ativada. Os estados norte-americanos do Nevada e da Califórnia já aprovaram a utilização desta tecnologia. Os testes estão a decorrer e os primeiros resultados parecem, como previsto, muito promissores. As luzes de presença de cor turquesa estão integradas nos faróis dianteiros e nos farolins traseiros, bem como nos dois espelhos retrovisores exteriores dos veículos de teste da Mercedes‑Benz. Na Alemanha, não existe um enquadramento legal para esta tecnologia. A Mercedes‑Benz planeia adaptar a arquitetura do sistema DRIVE PILOT de acordo com as normas estipuladas à medida que estas evoluem.

[1] A disponibilidade e utilização das futuras funções do DRIVE PILOT em vias rápidas e autoestradas depende das opções de equipamento, do país e da legislação aplicável.

[2] A norma SAE Nível 3: a função de condução autónoma assume certas tarefas de condução. Contudo, ainda continua a necessitar de um condutor.

[3] As atividades secundárias do condutor que são legalmente permitidas dependem dos respetivos regulamentos nacionais ou do código de estrada do estado em questão.

Marcação de Serviço

Serviço de Revisão de Ligeiros de Passageiros, smart, Vans e Pesados/Trucks.

Marcação de Test-Drive

Faça o seu teste de Ligeiros, Comerciais ou Usados.

Siga a Sodicentro

Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados, mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta. Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site. Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários.

© Sodicentro | Arbitragem de conflitos de consumo | Livro de reclamações | Grupo Auto-Industrial