Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

Cerimónia de lançamento da inovadora fábrica de reciclagem de baterias da Mercedes-Benz

07/03/2023

A Mercedes-Benz celebrou a cerimónia de lançamento da sua nova fábrica inovadora de reciclagem de baterias em Kuppenheim, Alemanha, reduzindo o consumo de recursos naturais e estabelecendo um ciclo fechado nas matérias-primas para o fabrico de baterias com a reciclagem das mesmas. A entrada em funcionamento da primeira fase da fábrica - desmantelamento mecânico de baterias de veículos elétricos - está prevista para o final deste ano. Em função do resultado das promissoras discussões com o setor público, apenas alguns meses mais tarde será criada uma instalação-piloto de hidrometalurgia. Atualmente, esta abordagem inovadora para um conceito de reciclagem integrada dentro de uma única fábrica, é única na Europa. A Mercedes-Benz está a investir dezenas de milhões de euros na construção da central elétrica neutra em CO2, que é financiada pelo Ministério da Economia e Proteção Climática da Alemanha no âmbito de um projeto de investigação científica. Este investimento reforça a função das instalações de Kuppenheim no seio da rede mundial de produção da Mercedes-Benz e assinala uma etapa crucial para a estratégia empresarial sustentável da Mercedes-Benz na transição para a produção exclusiva de veículos elétricos.

Na cerimónia estiveram presentes Jörg Burzer, membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz Group AG e responsável pelo departamento de gestão da produção e cadeia de aprovisionamento, e ainda Michael Brecht, presidente do sindicato de trabalhadores da fábrica de Gaggenau, à qual a fábrica de Kuppenheim está associada. Na cerimónia estiveram ainda presentes Thekla Walker, Ministra do Ambiente, Proteção Climática e Energia de Baden-Württemberg, e ainda outros convidados de honra.

No futuro, a fábrica de reciclagem de baterias da Mercedes-Benz em Kuppenheim irá abranger todos os passos: desde o desmantelamento ao nível dos módulos, passando pela trituração e secagem, até ao processamento das matérias-primas finais para o fabrico de baterias. O processo hidrometalúrgico com uma taxa de recuperação superior a 96 % permite uma verdadeira economia circular das matérias-primas para o fabrico de baterias. A Mercedes-Benz está a cooperar com o parceiro tecnológico Primobius (consórcio entre a empresa de engenharia mecânica alemã SMS Group e a empresa australiana criadora do projeto Neometals). No âmbito do abrangente projeto de investigação científica, todo o processo de reciclagem de baterias também é considerado, onde se incluem, entre outros, o desenvolvimento dos conceitos de logística, a reciclagem sustentável das valiosas matérias-primas e a reintegração dos materiais reciclados na produção de novas baterias. Desta forma, os parceiros estão a dar um importante contributo para a expansão futura da indústria de reciclagem de baterias na Alemanha.

A fábrica-piloto deverá ter uma capacidade anual de 2.500 toneladas. Os materiais reciclados serão reintroduzidos no ciclo de reciclagem para a produção de mais de 50.000 módulos de bateria para os novos modelos da Mercedes-Benz. Com base nos resultados de investigação da fábrica-piloto, os volumes de produção podem ser expandidos no médio e longo prazo.

Os dados mais importantes  
Localidade Fábrica de Kuppenheim da Mercedes-Benz
Área 7.000 m2
Desmantelamento mecânico Dezembro de 2023
Capacidade anual 2.500 t
Baterias Baterias de iões de lítio de modelos híbridos plug-in e elétricos
Origem das baterias Veículos de teste, baterias de arranque, devoluções
Tecnologia Processo hidrometalúrgico mecânico
Taxa de recuperação > 96 %
Material recuperado Materiais reciclados de elevado valor de baterias (cobalto, níquel, lítio e, no futuro, também grafite)
Parceiro tecnológico Primobius GmbH
Parceiros Científicos

Instituto Tecnológico de Karlsruhe

Universidade Técnica de Berlim

Universidade Técnica de Berlim

 

 Abordagem abrangente à criação de valor das baterias

A Mercedes-Benz adotou uma abordagem abrangente à economia circular de sistemas de bateria, tendo em consideração três assuntos fundamentais: economia circular, retenção de valor e fecho do ciclo. Durante o desenvolvimento de um veículo, a empresa cria um conceito para cada modelo de veículo no qual todos os componentes e materiais são analisados quanto à sua aptidão no contexto de uma economia circular. A reciclagem de materiais das matérias-primas utilizadas, como o lítio, níquel e o cobalto, é uma parte integral desta abordagem que também começa com o design dos componentes. Esta abordagem abrange toda a cadeia de fornecimento, desde a extração de minérios até à reciclagem. É também prestada elevada atenção à observância dos direitos humanos nas condições de trabalho dos trabalhadores. A Mercedes-Benz fornece baterias recondicionadas como peças de substituição para todos os veículos elétricos para fazer jus ao conceito de ciclo económico fechado e para conservar recursos. Além disso, a Mercedes-Benz estabeleceu um modelo de negócio de sucesso com sistemas de armazenamento de energia estáticos de larga escala através da sua subsidiária Mercedes-Benz Energy. As baterias que não podem mais ser utilizadas nos veículos podem continuar a ser utilizadas num sistema de armazenamento de 2ª vida. A reciclagem de material situa-se no fim do ciclo de vida de uma bateria e é fundamental para fechar o ciclo dos materiais recicláveis.

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