Mercedes-Benz apresenta seis áreas de foco em sustentabilidade
25/11/2024
Mercedes-Benz apresenta seis áreas de foco em sustentabilidade
A sustentabilidade é um componente fundamental das atividades corporativas da Mercedes-Benz. No futuro, a empresa focar-se-á em seis áreas estratégicas para impulsionar a sua transformação sustentável de forma direcionada.
A Mercedes-Benz representa uma compreensão holística da sustentabilidade que incorpora aspetos ecológicos, sociais e económicos, bem como uma governança corporativa responsável. A Mercedes-Benz persegue a sua estratégia de negócios sustentável com o objetivo de criar valor duradouro para vários grupos de interesse: clientes, funcionários e investidores, bem como para parceiros de negócios e a sociedade como um todo.
As seis áreas de foco em sustentabilidade fazem parte da estratégia de negócios e cobrem tópicos ambientais, sociais e de governança corporativa sob os títulos de Descarbonização, Uso de Recursos e Circularidade, Funcionários, Direitos Humanos, Confiança Digital e Segurança no Trânsito.
A Mercedes-Benz definiu áreas de foco estratégicas com base num processo abrangente de análise e colaboração com partes interessadas internas e externas. Seguindo os requisitos da Diretiva de Relato de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) e dos Padrões Europeus de Sustentabilidade (ESRS), a empresa estabeleceu metas específicas e integrou indicadores de sustentabilidade numa scorecard corporativa, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis. Este sistema é continuamente avaliado e os indicadores-chave serão incluídos no relatório anual de sustentabilidade.
Seis áreas de foco em sustentabilidade na Mercedes-Benz
Descarbonização
O “Ambition 2039" é um objetivo estratégico central na Mercedes-Benz. Até 2039, toda a nova frota de veículos deverá ser neutra em CO2[1] em todas as etapas da cadeia de valor e ao longo de todo o ciclo de vida. A eletrificação dos veículos desempenha um papel fundamental aqui. Outros fatores importantes incluem o uso de materiais reciclados, a implementação de energias renováveis nos processos de produção e a inclusão de fontes de energia renováveis para carregar os veículos.
Uso de Recursos e Circularidade
A Mercedes-Benz está a perseguir o objetivo de desacoplar cada vez mais o consumo de recursos do crescimento da produção. O foco aqui está no uso eficiente dos recursos e no objetivo de fechar cada vez mais o ciclo dos materiais. Ao mesmo tempo, as quantidades de resíduos, energia consumida e recursos utilizados nos locais de produção devem ser significativamente reduzidas. Na sua recém-inaugurada fábrica de reciclagem de baterias em Kuppenheim, a primeira do género na Europa, a Mercedes-Benz recupera 96% dos materiais: matérias-primas valiosas como lítio, níquel e cobalto podem ser recuperadas desta forma para serem usadas em novas baterias para veículos totalmente elétricos da Mercedes-Benz no futuro.
Pessoas na Mercedes-Benz
O mundo do trabalho e os perfis de emprego dos funcionários da Mercedes-Benz estão a mudar fundamentalmente. É por isso que a transformação na Mercedes-Benz também afeta processos e estruturas de trabalho, áreas de responsabilidade e trabalho em equipa. Através da sua estratégia de recursos humanos sustentável, o Plano de Pessoas Sustentáveis, a Mercedes-Benz pretende moldar estas mudanças de uma forma orientada para o futuro, socialmente aceitável e responsável. De 2022 a 2030, por exemplo, a empresa planeia investir mais de 2 mil milhões de euros na formação dos seus funcionários.
Direitos Humanos
A Mercedes-Benz coloca os direitos humanos no centro das suas operações, comprometendo-se a protegê-los ao longo de toda a cadeia de valor. Com uma abordagem proativa baseada em riscos, a marca identifica e combate potenciais impactos negativos em pessoas e no ambiente. Um exemplo deste compromisso é a parceria com a Hydro no Brasil, através da Iniciativa Corredor na cadeia de fornecimento de alumínio. Este projeto pioneiro visa envolver as comunidades locais, fortalecer os direitos humanos e promover a biodiversidade na região amazónica, destacando o impacto positivo da Mercedes-Benz além da mobilidade.
Confiança Digital
O objetivo da empresa é construir e manter a confiança nos seus produtos e serviços digitais e fortalecer o uso responsável das inovações digitais. A Mercedes-Benz está convencida de que a confiança digital está a tornar-se cada vez mais um diferenciador chave e a base sobre a qual se apoia um negócio digital sustentável e competitivo. Neste contexto, a Mercedes-Benz foi um dos primeiros fabricantes de veículos a definir princípios para o uso responsável da inteligência artificial.
Segurança no Trânsito
A Mercedes-Benz alia inovação e compromisso com a segurança rodoviária ao apoiar a Visão Zero da União Europeia, que busca reduzir pela metade as mortes nas estradas até 2030 e eliminá-las até 2050. Tecnologias como o DRIVE PILOT (SAE Nível 3) estão no centro desta missão, oferecendo uma condução automatizada mais segura. Na Alemanha, a próxima geração do DRIVE PILOT já é capaz de seguir o veículo à frente na faixa direita de autoestradas a até 95 km/h. Com certificação esperada para 2024 e lançamento previsto para 2025, a Mercedes-Benz dá mais um passo rumo a um futuro sem acidentes.
A Mercedes-Benz alia inovação e compromisso com a segurança rodoviária ao apoiar a Visão Zero da União Europeia, que busca reduzir pela metade as mortes nas estradas até 2030 e eliminá-las até 2050. Tecnologias como o DRIVE PILOT (SAE Nível 3) estão no centro desta missão, oferecendo condução automatizada mais segura. Na Alemanha, a próxima geração do DRIVE PILOT já é capaz de seguir o veículo à frente na faixa direita de autoestradas a até 95 km/h. Com certificação esperada para 2024 e lançamento previsto para 2025, a Mercedes-Benz dá mais um passo rumo a um futuro sem acidentes.