Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa

Novos Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC

18/07/2019

A Mercedes-AMG apresenta a atualização dos seus bem-sucedidos modelos GLC 43 4MATIC SUV e Coupé (consumo de combustível em ciclo combinado: 10.6-10.21 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 242-232 g/km). A grelha do radiador específica da AMG, os faróis com novo design, o expressivo para-choques dianteiro e a marcante traseira com o novo sistema de escape duplo com ponteiras em formato redondo complementam-se para tornarem ainda mais apelativos estes modelos de entrada de gama da família de SUVs da Mercedes-AMG. O motor V6 biturbo de 3.0 litros produz agora 287 kW (390 CV), mais 17 kW (23 CV) do que o seu antecessor. Em conjunto com a extremamente rápida caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC com distribuição da força de tração tendencialmente para o eixo traseiro, e o sistema de controlo da dinâmica AMG DYNAMICS, foi desta forma possível aperfeiçoar ainda mais a experiência de condução, bem como a agilidade do veículo. A última versão do sistema de informação e de entretenimento MBUX, com funções e ecrãs específicos da AMG, introduz um inovador conceito de controlo que torna o veículo adequado para uma utilização no dia-a-dia. Estas características são ainda reforçadas pelo excecional espaço disponível para os passageiros e para a bagagem, bem como uma vasta gama de funcionalidades de segurança.

Desempenho reforçado aliado à eficiência: o motor AMG de 3.0 litros V6 biturbo

Quer o SUV quer o Coupé beneficiam de um aumento de potência de 17 kW (23 CV) do motor de 3.0 litros V6, para 287 kW (390 CV). O binário máximo de 520 Nm está disponível entre as 2500 e as 4500 rpm. A maior potência também pode ser atribuída aos ajustes realizados ao software. Os turbocompressores de maiores dimensões e independentes estão instalados junto ao motor e respondem de uma forma particularmente rápida garantindo um desempenho excecional: os modelos SUV e Coupé aceleram dos 0 aos 100 km/h em apenas 4.9 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h. O potente propulsor da AMG pode ser identificado através da tampa do motor com uma aplicação em alumínio na cor vermelho, bem como da inscrição AMG.

O exterior: grelha do radiador específica da AMG e faróis mais distintivos

Os faróis LED High Performance redesenhados e mais planos, com efeito de tocha nas luzes diurnas servem para enfatizar o expressivo carácter da secção dianteira. As lamelas em preto mate sobre as entradas de ar incluem elementos de revestimento em Silver Shadow, reforçando ainda mais a presença visual do veículo.

Quando observado de perfil, os acentuados painéis de proteção das embaladeiras são uma característica particularmente atraente quer do SUV quer do Coupé, no sentido de transmitirem uma ilusão ótica do rebaixamento e do alongamento de todo o veículo. Uma característica igualmente atraente corresponde às jantes de liga leve AMG aerodinamicamente otimizadas de 19 polegadas e com a inscrição AMG. Como opção, está ainda disponível uma seleção de cinco versões de jantes adicionais, com dimensões entre 19 e 21 polegadas.

A distintiva traseira, com o seu largo para-choques, difusor e duas duplas ponteiras de escape redondas, também complementam o visual desportivo. Tal como acontece com a vista dianteira, os redesenhados farolins traseiros LED fornecem uma assinatura de luz inconfundível.

Interior: desportivo e espaçoso com destaques em vermelho

O design interior dá continuidade ao idioma de design desportivo do exterior e ajuda a realçar as ambições dinâmicas do novo GLC 43 4MATIC. O SUV desportivo está equipado de série com bancos desportivos, que oferecem um apoio lateral superior ao condutor e ao passageiro dianteiro. O revestimento dos bancos em pele sintética ARTICO/microfibra DINAMICA na cor preto e os pespontos contrastantes em vermelho, evidenciam uma configuração distintiva dos bancos. Os elementos de revestimento em alumínio com textura granulada longitudinal destacam as aspirações desportivas do veículo.

Ambos os modelos SUV e Coupé do GLC 43 4MATIC oferecem espaço abundante para os passageiros e para a bagagem, em combinação com uma vasta gama de equipamentos de segurança e um elevado nível de conforto em viagens de longa distância.

O design dinâmico, a excecional ergonomia e os controlos intuitivos são as características marcantes do novo volante AMG de série revestido em microfibra DINAMICA. A secção inferior é plana e as zonas de apoio das mãos são perfuradas. As patilhas de mudanças no volante com revestimento galvanizado permitem um estilo de condução ainda mais desportivo com o comando manual da caixa de velocidades. Os botões disponíveis opcionalmente para o volante AMG permitem um controlo mais rápido e preciso das funções específicas do comportamento dinâmico do veículo. Graças à posição ergonómica dos botões adicionais do volante junto aos apoios das mãos, as mãos do condutor podem permanecer sempre no volante.

Controlo nas pontas dos dedos

A mais recente versão do sistema de informação e de entretenimento MBUX destaca ainda mais a viabilidade do veículo para uma utilização no dia-a-dia e estabelece uma ligação ainda mais estreita entre o veículo, o condutor e os passageiros. Quer seja operado com o touchpad, com os botões táteis no volante, pelo controlo por voz ou de forma tátil no próprio ecrã, o sistema operativo do GLC 43 4MATIC é muito versátil e flexível.

O inovador controlo por voz ativado com as palavras "Olá Mercedes" também está disponível de série no GLC. Graças à inteligência artificial, o MBUX reconhece praticamente todas as frases no que diz respeito a informação, entretenimento e operação do veículo, mesmo que expressadas indiretamente.

O condutor recebe informação visual através do painel de instrumentos com um ecrã de 12.3 polegadas no lado esquerdo e um ecrã tátil de 10.25 polegadas no lado direito. Com os três estilos de indicação específicos da AMG, nomeadamente o "Classic", o "Sport" e o "Supersport", as funções do veículo ganham imediatamente vida.

Desde um comportamento particularmente confortável a desportivo: cinco programas da transmissão e o AMG Dynamics

Os modelos GLC 43 4MATIC SUV e Coupé estão equipados com uma seleção de cinco programas de transmissão: "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual". Através da utilização destes programas é possível personalizar ainda mais as características do veículo com o simples toque de um dedo. A gama disponível varia desde uma configuração eficiente e confortável a uma configuração extremamente desportiva. Os programas permitem modificar parâmetros importantes tais como a resposta do motor, o funcionamento da caixa de velocidades e o comportamento da suspensão e da direção. Os programas estão agora associados ao sistema de controlo AMG DYNAMICS, o que significa que as características de comportamento podem ser reguladas para satisfazer vários requisitos e condições de condução, com uma diferenciação ainda maior.

No caso dos modelos SUV Performance, os abrangentes termos AMG DYNAMICS englobam as funções de comportamento dinâmico "Basic" e "Advanced", que são automaticamente selecionadas pelo respetivo programa da transmissão. Os parâmetros relevantes para a condução, como o limite de controlo do totalmente redesenvolvido ESP® (Programa Eletrónico de Estabilidade), são inteligentemente ajustados de acordo com o programa da transmissão selecionado. Isto significa que, enquanto a total aplicação da atuação do ESP é mantida, o espectro disponível em termos de dinâmica lateral é considerável. Neste caso, o condutor pode selecionar entre "Stable" e "Agile".

  • O modo "Basic" é atribuído aos programas da transmissão "Slippery" e "Comfort". Neste caso, o GLC 43 4MATIC demonstra um comportamento extremamente estável com um elevado nível de amortecimento rotacional em torno do seu eixo vertical.
  • O modo "Advanced" é ativado nos programas da transmissão "Sport" e "Sport+". O GLC 43 4MATIC é então equilibrado de forma neutra. O menor amortecimento do momento rotacional em torno do eixo vertical, o menor requisito do ângulo da direção e a agilidade reforçada suportam as manobras dinâmicas, por exemplo, em estradas nacionais sinuosas.

A caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

O GLC 43 4MATIC está equipado com a testada e comprovada caixa de 9 velocidades automática AMG SPEEDSHIFT TCT 9G (TCT = Torque-Clutch Transmission), que está especificamente configurada para fornecer uma experiência de condução dinâmica. Esta caixa de velocidades está idealmente afinada para o motor e promete a rápida aceleração típica dos modelos AMG, juntamente com as rápidas passagens de caixa – quer em modo automático, quer em manual através das patilhas de mudanças no volante. A aplicação de software específica do modelo significa que os tempos das passagens de caixa podem ser extremamente reduzidos.

A função de múltipla redução de caixa permite rápidas variações de velocidade, enquanto a função de duplo desembraiar nos programas da transmissão "Sport" e "Sport Plus" tornam a experiência de condução ainda mais emocional. Os ajustes definidos da ignição também permitem rápidas passagens de caixa nos outros modos.

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC

O sistema de tração integral de série AMG Performance 4MATIC é caracterizado por uma distribuição de binário tendencialmente para o eixo traseiro com uma repartição de 31:69. Esta configuração permite uma melhor dinâmica de condução, maiores acelerações laterais e uma melhoria da tração durante a aceleração.

Suspensão AMG RIDE CONTROL+

A AMG RIDE CONTROL+ combina numa única suspensão as vantagens de vários tipos de suspensão. É baseada na suspensão pneumática AIR BODY CONTROL com Adaptive Damping System (ADS PLUS) específico da AMG, assegurando quer uma condução dinâmica desportiva quer uma condução confortável durante viagens longas. A suspensão pneumática multicâmara oferece uma ampla gama de regulação entre o nível máximo de conforto e o nível máximo desportivo, e adapta-se à carga atual a que o veículo é sujeito. Graças ao sistema de controlo pneumático da distância ao solo em todas as torres da suspensão, a altura do veículo permanece constante independentemente da carga transportada. A elevada velocidade, o veículo é rebaixado para reduzir a resistência ao ar e aumentar ainda mais a estabilidade.

O sistema de ajuste adaptativo do amortecimento AMG RIDE CONTROL+ faz parte do equipamento de série. Este sistema eletrónico de controlo totalmente automático ajusta o amortecimento em cada roda às condições de atuais condução. O amortecimento é ajustado individualmente em cada roda e também em função do estilo de condução, da superfície da estrada e da configuração selecionada para a suspensão. O ponto de operação ideal pode ser selecionado em qualquer momento com base na extensa informação, por exemplo, relacionada com a aceleração ou a velocidade do veículo. Através de um interruptor na consola central, o condutor poderá selecionar entre três diferentes configurações de características de amortecimento, designadamente "Comfort", "Sport" e "Sport+", e personalizar desta forma a experiência de condução entre muito confortável e desportiva.

Resposta precisa: a direção progressiva AMG

A direção assistida progressiva eletromecânica tem uma relação de transmissão variável e impressiona com a sua resposta precisa e autêntica. A assistência elétrica à direção é tanto menor quanto maior for a velocidade do veículo. Isto significa que, a baixa velocidade, será necessário aplicar um reduzido esforço no volante. Por outro lado, é possível manter o melhor controlo do veículo durante a condução a alta velocidade. A assistência à direção é atribuída aos vários modos do sistema AMG DYNAMICS. No modo "Advanced", o condutor recebe uma maior resposta sobre o estado da condução.

Resumo dos dados técnicos

 

AMG GLC 43 4MATIC

AMG GLC 43 4MATIC Coupé

Motor

3.0 litros V6 com injeção direta e dois turbocompressores

3.0 litros V6 com injeção direta e dois turbocompressores

Cilindrada

2996 cc

2996 cc

Potência

287 kW (390 CV) às5500-6000 rpm

287 kW (390 CV) às5500-6000 rpm

Binário máximo

520 Nm às 2500-4500 rpm

520 Nm às 2500-4500 rpm

Sistema de transmissão

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC com distribuição de binário específica da AMG

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC com distribuição de binário específica da AMG

Caixa de velocidades

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

Consumo de combustível -

em ciclo combinado

10.6-10.2 l/100 km*

10.5-10.2 l/100 km*

Emissões de CO2 em ciclo combinado

242-234 g/km*

240-232 g/km*

Classe de eficiência

F

F

Aceleração 0-100 km/h

4.9 s

4.9 s

Velocidade máxima

250 km/h**

250 km/h**

Os valores declarados foram determinados de acordo com o método de cálculo prescrito. Estes são os valores "NEDC de CO2" de acordo com o Nº 1 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. Os valores do consumo de combustível foram calculados com base nestes valores.** Limitada eletronicamente

Já nos segue nas redes sociais? Visite-nos no Facebook ou no Instagram.

Marcação de Serviço

Serviço de Revisão de Ligeiros de Passageiros, smart, Vans e Pesados/Trucks.

Marcação de Test-Drive

Faça o seu teste de Ligeiros, Comerciais ou Usados.

Siga a Sodicentro

Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados, mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta. Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site. Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários.

© Sodicentro | Arbitragem de conflitos de consumo | Livro de reclamações | Grupo Auto-Industrial