Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

Resultados do primeiro trimestre da Mercedes-Benz impulsionados pelos modelos topo de gama e comerciais ligeiros premium

28/04/2023

A Mercedes-Benz Group AG (símbolo de título: MBG) alcançou resultados financeiros saudáveis no primeiro trimestre graças a um aumento das vendas de veículos topo de gama e comerciais ligeiros premium. A melhoria do preço compensou os efeitos negativos dos custos dos materiais. A subida das vendas, bem como um mix de produtos favorável, resultou num lucro antes de juros e impostos (EBIT) de €5.5 mil milhões (1T 2022: €5.2 mil milhões). As receitas do primeiro trimestre aumentaram 8 % para €37.5 mil milhões (1T 2022: €34.9 mil milhões) e o EBIT ajustado subiu para €5.4 mil milhões (1T 2022: €5.3 mil milhões). Seis trimestres consecutivos de margens de dois dígitos demonstram a resiliência e o desempenho estruturalmente melhorado das atividades de negócio.

As elevadas vendas do Classe G, de veículos da Mercedes-AMG e da Mercedes-Maybach ajudaram a divisão Mercedes-Benz Cars a alcançar um retorno de vendas ajustado de 14.8 %. Na divisão Mercedes-Benz Vans o retorno de vendas ajustado atingiu os 15.6 %, impulsionado pela melhoria dos preços e pela entrega de comerciais ligeiros de grandes dimensões. A mudança no sentido de uma maior eletrificação continua, com a subida de 89 % e de 22 % nas vendas de veículos elétricos a bateria respetivamente na divisão Mercedes-Benz Cars e na divisão Mercedes-Benz Vans.

A Mercedes-Benz continua a transformação a toda a velocidade no sentido de um futuro totalmente elétrico e alimentado por software. O Mercedes-Maybach EQS SUV [1], um modelo topo de gama totalmente elétrico, foi apresentado no Auto Shanghai 2023 após a apresentação no início do ano de uma versão híbrida plug-in do Mercedes-Maybach, o S 580 e[2] Performance. Com o Mercedes-Maybach EQS SUV [1], a empresa apresentou um modelo EQ à medida para responder ao crescimento adicional na China e nos EUA. No primeiro trimestre, a empresa também apresentou a sua estratégia para o MB.OS, o seu sistema operativo desenvolvido “in-house”. No âmbito dos seus esforços ambientais, sociais e de governação para tornar a Mercedes-Benz uma empresa mais sustentável, foi realizada uma cerimónia de lançamento para uma fábrica de reciclagem de baterias em Kuppenheim, na Alemanha, e a Mercedes-Benz assinou um Contrato de Aquisição de Energia (CAE) de 140 megawatt com a Iberdrola para ter acesso a energia verde para a produção. O Quadro de Financiamento Verde da empresa também foi alargado para incluir títulos garantidos por ativos verdes.

Investimentos, cash flow e liquidez

O cash flow da atividade industrial aumentou para €2.2 mil milhões (1T 2022: €1.2 mil milhões). A liquidez da atividade industrial aumentou para €28.9 mil milhões (final de 2022: €26.6 mil milhões). Os investimentos do grupo em propriedades, fábricas e equipamentos no ano completo ascenderam a €0.8 mil milhões (1T 2022: €0.9 mil milhões). As despesas em investigação e desenvolvimento ascenderam a €2.5 mil milhões (1T 2022: €2.0 mil milhões) devido aos maiores investimentos nas futuras plataformas e tecnologias, incluindo o MB.OS. Em fevereiro de 2023, o Conselho de Administração e o Conselho de Supervisão da Mercedes-Benz Group AG aprovaram um programa de recompra de ações. A partir de março de 2023, deverão ser adquiridas ações próprias na bolsa de valores, no valor máximo de 4 mil milhões de euros (não incluindo custos acessórios), durante um período máximo de dois anos, sendo posteriormente anuladas.

Resultados por divisão

Na divisão Mercedes-Benz Cars, as vendas atingiram as 503,483 unidades (+3 %) no primeiro trimestre, apesar das contínuas perturbações na cadeia de fornecimento, das turbulências económicas e das incertezas geopolíticas. As vendas de veículos elétricos a bateria da divisão Mercedes-Benz Cars (excluindo a marca smart) mais do que duplicaram nos primeiros três meses (+119 %), enquanto a quota de veículos elétricos atingiu os 10 % das vendas totais no primeiro trimestre. As vendas no segmento topo de gama atingiram as 91,772 unidades (+18 %). As vendas da marca Mercedes-AMG aumentaram 44 % para 40,330 unidades, principalmente devido ao lançamento de novos modelos e a um forte desempenho do segmento SUV. As vendas no segmento core atingiram as 248,383 unidades (-11 %), tendo sido afetadas pelas alterações dos modelos mais vendidos GLC e Classe E. As vendas no segmento de entrada na marca cresceram 27 % para as 163,328 unidades no primeiro trimestre. As vendas da marca smart atingiram as 5,358 unidades (-14 %).

A divisão Mercedes-Benz Vans aumentou significativamente as suas vendas globais no primeiro trimestre de 2023 para 98,885 unidades (+12 %) apesar das dificuldades contínuas no domínio da logística. As vendas globais de comerciais ligeiros totalmente elétricos aumentaram significativamente no primeiro trimestre de 2023 para 3,570 unidades (1T 2022: 2,925). Desta forma, a quota de modelos totalmente elétricos nas vendas totais ascendeu a 4 %. O retorno de vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz Vans ascendeu a 15.6 % (1T 2022: 12.6 %) graças a uma forte contribuição dos comerciais ligeiros. Em fevereiro, a divisão apresentou o novo eSprinter que recebeu críticas extremamente favoráveis da imprensa especializada e dos clientes.

Comparativamente ao primeiro trimestre do ano transato, a Mercedes-Benz Mobility mais do que duplicou o volume de novos contratos para veículos elétricos a bateria para €1.2 mil milhões (1T 2022: €0.5 mil milhões). No final de março de 2023, o volume de contratos atingiu os €131.3 mil milhões, ficando ao mesmo nível do final do ano de 2022 (ano fiscal de 2022: €132.4 mil milhões). Com €14.7 mil milhões, os novos contratos da Mercedes-Benz Mobility também ficaram ao nível do ano transato (1T 2022: €14.5 mil milhões). O EBIT ajustado diminuiu para €539 milhões (1T 2022: €733 milhões) sendo principalmente afetado pela subida das taxas de juro e pelo aumento ligeiro dos investimentos no sentido de uma experiência de cliente digital e continuamente integrada no seio da Mercedes-Benz. Como resultado, o retorno de capital ajustado ascendeu a 15.6 % no primeiro trimestre (1T 2022: 20.2 %).

Rússia: A partir desta semana, a Mercedes-Benz transferiu com sucesso as suas atividades de negócio na Rússia para Avtodom, um passo que não teve efeitos significativos na rentabilidade e no cash flow. Relativamente à Mercedes-Benz Mobility, a empresa prevê uma perda da ordem das baixas centenas de milhões de euros, logo que a venda se torne efetiva. Não estão previstos efeitos significativos na liquidez e nos recursos de capital.

Perspetivas

Com as diferenças regionais, é provável que a dinâmica global de crescimento da economia mundial permaneça bastante moderada durante o resto do ano. É provável que as taxas de inflação elevadas, embora em declínio gradual em muitos mercados, combinadas com políticas monetárias muito restritivas dos principais bancos centrais, continuem a pesar sobre o crescimento. Além disso, a recente turbulência nos setores bancários dos EUA e da Europa trouxe novas incertezas para o futuro desenvolvimento da economia mundial. Os imponderáveis geopolíticos continuam a ser outro fator de incerteza. Em contrapartida, prevê-se que os preços da energia sejam menos voláteis do que no ano anterior. Além disso, prevê-se que os estrangulamentos da oferta mundial continuem a diminuir, o que deverá beneficiar o desenvolvimento dos mercados automóveis mundiais.

Procura global: na Europa, as encomendas recebidas mantiveram-se fracas no primeiro trimestre. O atual banco de encomendas apoia as vendas nos próximos meses. Nos Estados Unidos, a procura continua a manter-se a um bom nível. Na China, a dinâmica regressou após o Ano Novo Chinês com forte procura e receção de encomendas no final do primeiro trimestre.

As vendas de unidades na divisão Mercedes-Benz Cars mantiveram-se ao nível do ano anterior, com as receitas a manterem-se igualmente ao nível do ano anterior. O retorno de vendas ajustado está previsto ficar no limite superior do intervalo de 12 – 14 % enquanto a taxa de conversão de caixa deverá situar-se no intervalo de 0.8 – 1.0. Prevê-se que os investimentos em propriedades, instalações e equipamento sejam significativamente superiores aos do ano transato. As despesas em investigação e desenvolvimento deverão agora ser significativamente superiores às do ano transato, principalmente devido ao MB.OS, AMG.EA e ao MB.EA.

Na divisão Mercedes-Benz Vans, estão previstas vendas unitárias significativamente acima das do ano transato. As receitas devem ser significativamente superiores às do ano transato enquanto o retorno de vendas ajustado deve situar-se no intervalo de 11 – 13 %. A taxa de conversão de caixa ajustada deverá situar-se no intervalo de 0.6 – 0.8. Prevê-se que os investimentos em propriedades, instalações e equipamento sejam significativamente superiores aos do ano transato. São esperadas despesas em investigação e desenvolvimento significativamente superiores às do ano anterior.

Os novos contratos da Mercedes-Benz Mobility devem ser ligeiramente superiores aos do ano transato. Prevê-se agora que o volume de contratos fique ao nível do do ano anterior. As receitas devem ser ligeiramente inferiores às do ano transato. O retorno de capital ajustado deve situar-se dentro do intervalo de 12 – 14 %

A Mercedes-Benz Group prevê receitas ao nível do ano transato e o EBIT ligeiramente inferior ao do ano anterior. Prevê-se que o fluxo de caixa da atividade industrial fique ao nível do ano transato. As emissões de CO2 do portfólio de novos veículos na Europa devem ser significativamente inferiores às do ano transato. [3]

Dados do consumo de combustível e das emissões de gases:

[1] Mercedes-Maybach EQS 680 SUV (dados provisórios: consumo de energia em ciclo combinado: 24.4-22.5 kWh/100 km; emissões de CO2: 0 g/km)

[2] Mercedes-Maybach S 580 e (dados provisórios, consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado: 1.0-0.8 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas: 23-18 g/km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado: 25.0-22.9 kWh/100 km)

[3] As emissões médias de CO2 do portfólio de novos veículos da divisão Mercedes-Benz Cars registados na Europa (União Europeia, Noruega e Islândia) no ano reportado foram medidas com base no procedimento WLTP, ou seja, incluindo veículos comerciais ligeiros que estão registados como veículos ligeiros de passageiros.

Marcação de Serviço

Serviço de Revisão de Ligeiros de Passageiros, smart, Vans e Pesados/Trucks.

Marcação de Test-Drive

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