Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

Uma ponte entre a tradição e a digitalização: o novo Classe E

26/04/2023

  • Início das vendas na Europa no verão de 2023
  • Metade dos modelos disponíveis na Europa serão híbridos plug-in de quarta geração
  • A experiência de entretenimento é envolvente, interativa e inteligente

Durante mais de 75 anos, o Classe E estabeleceu novas referências no segmento de modelos de luxo na versão limousine. Em 2023, a Mercedes-Benz irá criar um novo capítulo para o modelo de executivos: o novo Classe E define o caminho para a transição de automóveis movidos a motor de combustão para automóveis movidos a motor elétrico. Ao mesmo tempo, a sua arquitetura totalmente nova permite ao utilizador uma experiência digital completa. Os primeiros modelos da série 214 na versão limousine chegarão aos concessionários europeus no outono de 2023.

Proporções clássicas e linhas características especiais no design exterior

O novo Classe E tem as proporções de um típico modelo de três volumes: a reduzida projeção da dianteira e o capot comprido são seguidos por um habitáculo substancialmente recuado. O design "habitáculo recuado" é complementado pela projeção da traseira bem dimensionada.

Um painel preto liga a grelha do radiador aos faróis. Este elemento em preto brilhante relembra os modelos da marca Mercedes-EQ. A grelha do radiador tridimensional é progressiva ou clássica, em função da versão de equipamento selecionada. O novo Classe E está equipado de série com faróis LED de alta performance. Os faróis DIGITAL LIGHT estão disponíveis como opção, com ou sem função de projeção. Todas as opções de faróis proporcionam um design distintivo de dia e de noite. Como característica habitual da Marca, as luzes diurnas revelam a forma de uma sobrancelha. Os dois powerdomes conferem um design marcante ao capot.

As laterais revelam o efeito particularmente atrativo das proporções harmoniosas e do design distintivo de "habitáculo recuado". Os puxadores das portas integrados, conhecidos dos modelos Mercedes-Benz topo de gama, conferem um visual distinto. As duas linhas características separadas na lateral realçam o carácter desportivo.

Os destaques na traseira incluem os grupos óticos traseiros em LED bipartidos com um novo contorno e design especial: a estrela em ambos os farolins proporciona um design especial de dia e de noite.

MBUX Superscreen como destaque do design interior

O painel de instrumentos e o tablier contribuem para a experiência digital no interior. Se o Classe E estiver equipado com o display opcional do passageiro dianteiro, uma grande superfície em vidro do MBUX Superscreen estende-se até ao display central.

Visualmente dissociado do MBUX Superscreen está o painel de instrumentos no campo de visão do condutor. Os modelos sem display do passageiro integram um elemento de revestimento de grandes dimensões que se estende até ao centro. Visualmente dissociado, o display central aparenta flutuar acima da superfície côncava deste elemento de revestimento.

A secção frontal do painel de instrumentos é iluminada pela faixa de luz da Iluminação Ambiente Ativa. Esta estende-se em forma de arco desde o para-brisas, passando pelos pilares A e terminando nas portas. Isto cria a sensação de um habitáculo extremamente espaçoso. Um conjunto de controlo que aparenta flutuar na secção superior dos painéis das portas combina com o visual das superfícies de vidro dos ecrãs.

A consola central foi concebida como uma unidade homogénea e une-se numa linha reta com a secção inferior do painel de instrumentos. Na parte frontal, um compartimento de arrumação com tampa e suportes de bebidas está integrado no elemento de revestimento tridimensional. A parte traseira da consola central está equipada com um confortável apoio de braços.

O painel central da porta une-se perfeitamente ao apoio de braços com uma geometria côncava. Aqui, a secção frontal foi concebida como um elemento metálico tecnologicamente avançado. Pode ser utilizado como pega auxiliar e como puxador da porta, e incorpora os interruptores dos vidros elétricos. Outro destaque é a consola de controlo flutuante que incorpora o interruptor de abertura da porta e os interruptores de controlo das funções do banco.

Os contornos da superfície do banco e do encosto do banco fluem elegantemente do interior para o exterior e aparentam flutuar acima da base do assento graças ao design de camadas. As linhas verticais recuadas seguem o contorno exterior, e distanciam-se até à parte superior.

No que diz respeito ao espaço, o Classe E é um dos modelos mais desejados neste segmento. O condutor tem à sua disposição mais cinco milímetros de espaço para a cabeça do que no modelo antecessor. Os passageiros traseiros beneficiam particularmente da distância entre eixos superior em dois centímetros: o espaço para os joelhos e para as pernas aumentou 10 e 17 milímetros, respetivamente. O aumento da largura disponível para os passageiros do banco traseiro é ainda superior, sendo agora de 1519 milímetros. Isto representa um aumento de 25 milímetros, ficando quase ao nível do Classe S. A capacidade da bagageira é de até 540 litros.

Metade das motorizações disponíveis são híbridas plug-in

Graças à eletrificação sistemática e à redução inteligente das dimensões dos motores, o novo Classe E estabelece novas referências em termos de eficiência. Metade dos modelos serão híbridos plug-in de quarta geração. A gama de modelos já atinge esta elevada proporção no lançamento de mercado. Três das seis versões do Classe E combinam as vantagens de um automóvel com motor de combustão com as de um automóvel elétrico.

A gama de motores inclui unidades de quatro e de seis cilindros da atual família de motores modulares da Mercedes-Benz. Desta forma, a gama de motores é extremamente importante para a flexibilidade da rede de produção global, com eletrificação em função das necessidades.

Além da sobrealimentação, os motores diesel e os motores a gasolina integram assistência inteligente de um motor de arranque / alternador integrado (ISG). São, portanto, híbridos parciais. Graças a uma nova bateria, a potência do motor elétrico foi aumentada de 15 para 17 kW, enquanto o binário suplementar foi aumentado para 205 Nm.

A Mercedes-Benz irá disponibilizar pelo menos três versões híbridas plug-in de quarta geração a partir do lançamento de mercado do novo Classe E.

Com uma potência elétrica de 95 kW (129 CV) e uma autonomia elétrica superior a 100 quilómetros (WLTP), as motorizações híbridas plug-in irão circular em modo puramente elétrico em muitos casos de utilização, sem a utilização do motor de combustão. Posteriormente, seguir-se-ão mais versões híbridas plug-in com motor diesel.

O sistema AIRMATIC e o eixo traseiro direcional estão disponíveis como opção

O comportamento ágil do novo Classe E deve-se em grande parte ao rigoroso controlo das rodas dianteiras pelos quatro braços de controlo em cada roda. No eixo traseiro, uma suspensão traseira multi-link independente e otimizada com cinco braços assegura um excelente controlo das rodas e uma extraordinária estabilidade em linha reta. Em ambos os eixos, as molas e os amortecedores são combinados numa torre da suspensão e não são envolvidos no controlo das rodas, e, portanto, a suspensão responde com uma correspondente sensibilidade. A subestrutura dianteira e o suporte do eixo traseiro separam a suspensão da carroçaria, reduzindo significativamente as vibrações e o ruído transmitido à carroçaria. De série, as motorizações eletrificadas estão equipadas com suspensão com molas helicoidais AGILITY CONTROL com sistema de amortecimento seletivo. É também 15 milímetros mais curta do que a suspensão das motorizações híbridas plug-in.

O novo Classe E está disponível como opção com o pack Technology. Este inclui o versátil sistema de suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento continuamente ajustável ADS+ e eixo traseiro direcional. A suspensão AIRMATIC com foles pneumáticos e amortecedores adaptativos ADS+ fornece uma resposta extremamente precisa. O controlo da altura é outra funcionalidade da suspensão AIRMATIC. Mantém constantemente a distância ao solo independentemente da carga transportada no automóvel, mas também implementa alterações quando necessário.

O novo Classe E é especialmente ágil e estável com o opcional eixo traseiro direcional e com a relação de transmissão mais direta da direção dianteira. O ângulo da direção no eixo traseiro pode atingir até 4,5 graus. Esta solução permite reduzir até 90 centímetros o diâmetro de viragem.

Experiência de entretenimento impressionante e envolvente

Música, jogos e streaming de conteúdos podem ser experimentados com praticamente todos os sentidos no Classe E3. Graças às inovações digitais no interior, o Classe E é agora mais inteligente, proporcionando uma nova experiência em termos de personalização e interação. Ao mesmo tempo, o funcionamento dos sistemas elétricos é mais baseado em software e menos em hardware.

As várias funções de computação que anteriormente estavam separadas, são agora processadas num único processador. Desta forma, os ecrãs e o sistema de informação e de entretenimento MBUX partilham um novo computador de bordo central extremamente potente. Esta forma de ligação de sistemas melhora o desempenho e a velocidade das transmissões de dados.

O pack MBUX Entretenimento Plus estará disponível para o novo Classe E. Inclui os serviços Mercedes me connect e o pack de dados de um operador de comunicações móveis. Em função do mercado, é utilizado um módulo de comunicações com 5G como tecnologia de transmissão. A norma de comunicações móveis 5G permite transferir dados a velocidades muito superiores comparativamente à norma LTE/UMTS4.

A Chave Digital do Veículo5 está agora disponível para o iPhone e o Apple® Watch

Com a Chave Digital do Veículo, para ligar e trancar o Classe E, o condutor só necessita de um dispositivo compatível6. Também é possível partilhar a chave: vários canais digitais podem ser utilizados para convidar familiares ou amigos a utilizarem o Classe E. Ao fazê-lo, o proprietário do automóvel pode atribuir direitos diferentes, concedendo apenas acesso ao automóvel ou permitindo também que o automóvel seja conduzido. O automóvel pode reconhecer vários utilizadores ao mesmo tempo e a Chave Digital do Veículo pode ser partilhada no máximo por 16 pessoas. Nos mercados onde os serviços Mercedes me connect estão disponíveis, a pré-instalação da chave Digital do Veículo é parte integrante do pack Conforto KEYLESS-GO7. Esta combinação de equipamentos está disponível no novo Classe E a partir do pack Premium.

A música torna-se visível: Visualização de Som

Com a nova Iluminação Ambiente Ativa com Visualização de Som, os ocupantes do novo Classe E podem experimentar música com três sentidos: a música em geral e os sons de filmes ou aplicações podem ser ouvidos (com tecnologia Dolby Atmos® se pretendido), sentidos (através de transdutores de ressonância do opcional sistema de som surround Burmester® 4D) e agora também "visualizados". A visualização ocorre na faixa de luz da Iluminação Ambiente Ativa (equipamento opcional). Pela primeira vez, isto aplica-se em todo o Classe E. Por exemplo, músicas com batida rápida podem causar rápidas variações de luz, enquanto os ritmos normais podem criar combinações suaves de ambientes de iluminação.

A experiência de entretenimento para o passageiro dianteiro é sempre impressionante. No seu display opcional, o passageiro dianteiro pode assistir a conteúdo dinâmico como TV ou transmissão de vídeo mesmo quando o condutor está ao volante e a olhar para o ecrã. Isto porque a imagem é comutável. A função avançada de privacidade baseada em câmara reduz o brilho do ecrã e portanto diminui o perigo de distração do condutor.

Novas aplicações de terceiros e ainda câmara de selfie e vídeo

Os especialistas de software na Mercedes-Benz desenvolveram numa nova camada de compatibilidade que permite instalar aplicações de terceiros8. As seguintes aplicações estão disponíveis no display central desde a data de lançamento do Classe E: a plataforma de entretenimento "TikTok", o jogo "Angry Birds", a aplicação de colaboração "Webex", a aplicação de videoconferência "Zoom" e o navegador "Vivaldi". Além disso, a plataforma de entretenimento ZYNC10 (opcional) oferece streaming de vídeo, conteúdos sob pedido, experiências interativas, programas locais de vídeo, desporto, notícias, jogos e muito mais no display central e no display do passageiro, através de um interface de utilizador.

Outra funcionalidade nova é uma câmara de selfie e de vídeo (parte integrante do opcional MBUX Superscreen) no topo do tablier11. Quando o automóvel se encontra parado, o condutor12 pode participar em videoconferências online através de, por exemplo, a Webex, e tirar fotografias e vídeos.

Com o MBUX, o conforto de utilização também é superior. Com a função "Just Talk", o controlo inteligente por voz pode agora ser ativado sem a palavra-chave "Olá Mercedes". Quando a função é ativada, um símbolo de microfone vermelho é apresentado no ecrã. Isto indica que o automóvel está preparado e aguarda pelos comandos de voz.

Conforto acrescido no dia a dia: as rotinas

A Mercedes-Benz está a trabalhar na utilização de inteligência artificial por forma a que o automóvel aprenda quais os sistemas de conforto que os ocupantes utilizam frequentemente. Dadas as mesmas circunstâncias, o objetivo é automatizar tais funções com recurso a inteligência artificial13. O resultado é a automação personalizada. A Mercedes-Benz utiliza o termo “rotina” nesta inovação, cujo desenvolvimento já se encontra num estado bastante avançado.

No lançamento do novo Classe E, os clientes poderão utilizar modelos para rotinas padrão. Os próprios clientes também terão a opção de criar rotinas. Ao fazê-lo, os ocupantes podem associar diversas funções e condições. Por exemplo, "Ligar o aquecimento do banco e regular a iluminação ambiente para a cor de laranja viva se a temperatura do ar interior for inferior a doze graus Celsius".

Para melhorar o bem-estar: ENERGIZING COMFORT e THERMOTRONIC com Controlo Digital das Saídas de Ventilação (ambos opcionais).

Sons suaves, massagem revitalizante, luz estimulante - a Mercedes-Benz oferece um programa completo de bem-estar com vários programas ENERGIZING COMFORT configurados e as recomendações individuais da função ENERGIZING COACH. O Classe E marca a estreia de uma nova funcionalidade: o programa de prevenção de enjoo por movimento do sistema ENERGIZING COMFORT pode ajudar a aliviar os sintomas dos passageiros afetados. Está previsto o lançamento a médio prazo de uma função de resposta biológica15 para ser integrada no sistema ENERGIZING COACH. Esta função pode reduzir a sensação de stress com exercícios de respiração.

Com o ar condicionado automático THERMOTRONIC (equipamento opcional), o Controlo Digital das Saídas de Ventilação melhora a experiência de conforto. O sistema ajusta automaticamente as saídas de ventilação dianteiras para uma regulação de ventilação desejada. Isto pode ser realizado para cada banco através do perfil de utilizador, por exemplo. Contudo, as saídas de ventilação também podem ser reguladas manualmente, como habitualmente.

Vários sistemas de assistência à condução, alguns dos quais adicionalmente desenvolvidos

O equipamento de série do Classe E com sistemas de assistência à condução16 inclui Assistente Ativo de Distância DISTRONIC, ATTENTION ASSIST, Assistente Ativo de Travagem, Assistente Ativo de Faixa de Rodagem, Pack Parking com câmara de marcha-atrás e Assistente de Limite de Velocidade. O estado e a atividade dos sistemas de assistência à condução são apresentados numa vista de ecrã total no modo assistência do display do condutor.

Em combinação com a câmara, o ATTENTION ASSIST agora também fornece um aviso de distração do condutor no painel de instrumentos 3D (equipamento opcional): se o condutor desviar o olhar da estrada durante vários segundos, o ATTENTION ASSIST pode detetar uma distração e avisar o condutor através de um aviso sonoro e visual. Se o condutor continuar a desviar o olhar da estrada, o sistema emite um segundo aviso visual e passa a emitir um aviso sonoro contínuo. Se o condutor não responder ao aviso, o Assistente Ativo de Travagem de Emergência pode iniciar uma travagem de emergência.

O pack de Assistência à Condução Plus também está disponível como equipamento opcional, por exemplo, como parte integrante do pack Premium. O pack inclui o Assistente Ativo da Direção, que assiste o condutor a manter o veículo na faixa de rodagem. Tal como já acontece em vias rápidas, o Classe E pode agora também retomar a marcha automaticamente em estradas urbanas e em estradas nacionais, após ter estado parado durante um maior período. Outro novo equipamento: se o Assistente Ativo da Direção ficar indisponível porque as marcas da faixa de rodagem não estão claramente visíveis, o sistema assinala este facto ao condutor através de vibrações no volante.

Conceito de carroçaria sofisticada e sistemas de retenção coordenados

O conceito de segurança do Classe E é baseado numa carroçaria com um habitáculo particularmente rígido e estruturas específicas de deformação programada. Os sistemas de retenção, por exemplo, os cintos de segurança e os airbags, são especificamente adaptados a este conceito. Na eventualidade de um acidente, podem ser ativados de forma a que o seu efeito de proteção dos ocupantes seja adaptado à situação.

Além dos airbags do condutor e do passageiro dianteiro, um airbag para os joelhos do condutor também é um equipamento de série. Pode proteger as pernas contra o contacto com a coluna da direção ou com o painel de instrumentos numa colisão frontal severa. Os airbags de cortina de série podem reduzir o risco do impacto da cabeça com o vidro lateral ou a penetração de objetos. Na eventualidade de uma colisão lateral severa, o airbag de cortina no lado do impacto estende-se desde o pilar A ao pilar C como uma cortina sobre os vidros laterais dianteiro e traseiro. Se for detetado um capotamento, os airbags de cortina podem ser ativados em ambos os lados. Além da proteção da cabeça, os airbags laterais também podem proteger a área do tórax na eventualidade de uma colisão lateral severa – incluindo nos bancos traseiros laterais (opcional).

Adicionalmente, os veículos estão equipados com um airbag central, em função do país. Os tensores com atuadores pirotécnicos e os limitadores de força dos cintos de segurança são um equipamento de série em todos os bancos laterais.

Materiais recicláveis

Vários componentes do Classe E são fabricados parcialmente a partir de materiais recicláveis (materiais reciclados e matérias-primas renováveis). Nos bancos de série do Classe E são utilizados estofos fabricados em lã de alpaca não tingida, combinada com um material reciclado. Na espuma dos bancos são utilizadas pela primeira vez matérias-primas recicladas certificadas, de acordo com o "método de balanço de massas", e as suas propriedades não diferem das propriedades das matérias-primas produzidas a partir do petróleo bruto. Desta forma, a necessidade de matérias-primas de origem fóssil pode ser reduzida ao mesmo tempo que a qualidade do produto é mantida.

Neutralidade carbónica da produção na fábrica de Sindelfingen

Desde 2022, a Mercedes-Benz tem produzido de forma neutra em emissões de CO2 nas suas próprias fábricas em todo o mundo. A eletricidade adquirida externamente é produzida exclusivamente a partir de fontes renováveis e, portanto, não produz emissões de CO2. Adicionalmente, a empresa pretende aumentar a produção de energia renovável nas suas instalações de produção. Até ao final de 2023 serão efetuados investimentos na expansão dos sistemas fotovoltaicos na fábrica de Sindelfingen.

Outro tema de grande importância na fábrica de Sindelfingen é a constante redução do consumo de água e da quantidade de resíduos produzidos.

A longa história de sucesso do Classe E

A Mercedes-Benz produziu mais de 16 milhões de automóveis do segmento médio-superior desde 1946. A herança do Classe E remonta aos primórdios da Marca. No início do século XX, as empresas que deram origem à Mercedes-Benz trouxeram os correspondentes automóveis para o mercado.

Quando as operações recomeçaram após a Segunda Guerra Mundial, foi retomada a produção do modelo 170 V (W 136) originalmente introduzido em 1936. Em 1947, seguiu-se o modelo de três volumes como o primeiro veículo ligeiro de passageiros do pós-guerra da Mercedes-Benz. O modelo 180 (W 120) de 1953 com carroçaria monobloco e forma de "Ponton" introduziu novas tendências tecnológicas e também formais. Em 1961 seguiram-se as versões de quatro cilindros da série "Barbatana de cauda" (W 110). Em 1968, a série "Stroke/8" (W 114/115) de segmento médio-superior significou o próximo grande passo. A série de modelos 123, que se seguiu a partir de 1976, provou ser ainda mais bem-sucedida.

A série de modelos 124 produzida entre 1984 e 1995 recebeu o nome Classe E pela primeira vez a partir de meados de 1993. A face de "farol duplo" e a tecnologia inovadora eram características distintivas da série de modelos 210 lançada em 1995. O Classe E da série de modelos 211 foi lançado no início de 2002. Em 2009 seguiram-se as séries de modelos 212 (Limousine e Station) e 207 (Cabriolet e Coupé) do Classe E. A série de modelos 213 do Mercedes-Benz Classe E teve a sua estreia em 2016, e a partir de 2017 pela primeira vez também estava disponível na versão All-Terrain. Adicionalmente, a série de modelos 238 inclui as variantes coupé e cabriolet.

1 Os valores apresentados são os valores WLTP de CO2 medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado com base nestes valores.

2 Os valores apresentados são os valores WLTP de CO2 medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado com base nestes valores.

3 Para utilizar os serviços Mercedes me connect, deve criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços Mercedes me connect. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a partir da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro.

4 A velocidade e a disponibilidade da ligação de dados irá variar em função de fatores como a cobertura da rede móvel e a localização do veículo.

5 Para a utilização dos serviços Mercedes me connect, será necessário criar uma conta de utilizador Mercedes me e aceitar os respetivos Termos de Utilização. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a partir da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro. A utilização da Chave Digital do Veículo também requer que o cliente tenha um contrato com um operador de comunicações móveis e um respetivo pack de dados.

6 No lançamento de mercado, a Chave Digital do Veículo é compatível com o iPhone 11 e com versões mais recentes (exceto iPhone SE) e com o Apple® Watch 6 (exceto Apple® Watch SE). Para tal, o veículo deve estar equipado com UWB. A Mercedes-Benz trabalha continuamente na expansão da compatibilidade com outros dispositivos.

7 Além do acesso por KEYLESS-GO, sistema de autorização de condução e pré-instalação da Chave Digital do Veículo, inclui ainda os manípulos exteriores das portas embutidos, a abertura e o fecho de conforto e o fecho remoto da bagageira.

8 Para a utilização dos serviços Mercedes me connect, será necessário criar uma conta de utilizador Mercedes me e aceitar os respetivos Termos de Utilização. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a partir da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro. A utilização do pack Entertainment também requer que o cliente tenha um contrato com um operador de comunicações móveis e um respetivo pack de dados. Para utilizar determinadas aplicações através dos serviços Mercedes me connect, poderá ser necessário um contrato separado específico entre o cliente e o fornecedor da aplicação.

9 À data do lançamento de mercado está previsto um pack de aplicações. A sua utilização só é possível se o equipamento opcional MBUX Entertainment Plus for selecionado. A disponibilidade das aplicações pode variar ao longo do ciclo de vida do Classe E. Para a utilização dos serviços Mercedes me connect, será necessário criar uma conta de utilizador Mercedes me e aceitar os respetivos Termos de Utilização. Adicionalmente, o veículo deve ser vinculado à conta de utilizador. Após o termo do prazo inicial, os serviços podem ser renovados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que nesse momento ainda estejam disponíveis para o veículo correspondente. A primeira ativação dos serviços é possível num prazo de um ano a partir da data do registo inicial do veículo ou após a primeira utilização pelo cliente, o que ocorrer primeiro.

10 Para utilizar a ZYNC são necessários uma conta ativa Mercedes me e o pack MBUX Entertainment Plus. Atualmente este serviço está disponível sem custos durante um ano a partir da data do primeiro registo do veículo e a sua subscrição pode ser subsequentemente renovada mediante o pagamento de uma tarifa através do portal Mercedes me (depende do país a que se destina o veículo).

11 As novas tecnologias devem sempre obedecer aos requisitos legais dos diferentes mercados e portanto devem ser adaptadas em conformidade. Estamos atualmente a analisar a situação de aprovação a este respeito.

12 Numa data posterior, as funções da câmara também serão disponibilizadas para o passageiro dianteiro.

13 As funções descritas são visões para o futuro, algumas das quais ainda não estão disponíveis no lançamento de mercado do Classe E, e irão depender do respetivo modelo do veículo, da configuração individual e do respetivo mercado.

14 Para que a função possa ser instalada, o veículo deverá estar equipado com ENERGIZING COMFORT e regulação do banco com função de memória. A função de prevenção de enjoo por movimento não pode ser utilizado em combinação com cadeiras de crianças e não está disponível nos EUA e no Canadá.

15 Esta função ainda não estará disponível no lançamento de mercado do Classe E.

16 Os sistemas de assistência à condução e de segurança da Mercedes-Benz são auxílios e não isentam os condutores das suas responsabilidades. O condutor deve consultar a informação no Manual do Proprietário e respeitar os limites do sistema nele descritos.

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